segurança

Polícia Civil vai investigar incêndio na SUCV em Santa Maria

Thays Ceretta

Foto: Dandara Flores Aranguiz (Diário)

Na próxima semana, a Polícia Civil de Santa Maria deve abrir inquérito para investigar o princípio de incêndio ocorrido no edifício da antiga Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV). O delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, da 1ª Delegacia de Polícia, pediu ao Corpo de Bombeiros que enviasse a ocorrência, registrada na última terça, para iniciar a investigação.

- Fiz um ofício ontem (quinta-feira) para me enviarem o relatório da ocorrência para saber se se vislumbra algum fato criminoso. A partir dessa resposta, a gente vai dar andamento à investigação - afirma.

VÍDEOS: princípio de incêndio em prédio da SUCV deixa feridos e interrompe o trânsito no Centro

De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Nilton Camargo, assim que a equipe recebe a solicitação, o pedido é enviado no mesmo dia. O princípio de incêndio, na tarde da última terça, levou 18 servidores da prefeitura a serem atendidos em unidades de pronto-atendimento por intoxicação por fumaça.

Um dia depois do fato, três integrantes do Corpo de Bombeiros realizaram uma vistoria extraordinária em todos os andares do edifício. A ação, que foi acompanhada pela reportagem do Diário, identificou irregularidades no imóvel da prefeitura de Santa Maria. Pelo menos dois extintores (do 1º e do 2º andar) estavam com prazo de validade vencido e as portas corta-fogo não estavam fechando adequadamente. Uma cortina apoiava uma porta, para deixá-la aberta. Eles analisaram se havia presença dos itens mínimos de segurança contra incêndio.

SUCV tem plano de prevenção a incêndio, mas não tem alvará dos bombeiros

No mesmo dia, o telhado do fosso de luz, onde teria começado o fogo, estava passando por reforma. A telha, que era de folha de fibra de vidro, seria substituída por outras de fibrocimento. Foram retiradas bitucas de cigarro, garrafas entre outros tipos de lixo que se acumulavam sobre o telhado.

MUDANÇA
O fogo começou em uma parte de telhado do fosso de luz, no térreo, e se espalhou rapidamente. A fumaça foi percebida por uma pessoa que passava pelo local e avisou os bombeiros.

O prédio tem quatro andares. No térreo, funciona uma imobiliária e lojas. No segundo andar, fica a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e, no terceiro, a Secretaria de Educação. Conforme o chefe da Casa Civil da prefeitura, Guilherme Cortez, a Educação deixará o local no dia 20. Não há definição sobre a saída da pasta da Cultura do edifício.

As mudanças já estavam previstas em função de um laudo de engenheiros da prefeitura que apontou infiltrações, cupins e outros danos do tempo no edifício, inaugurado em 1926.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEOS: grupos se enfrentam a pedradas, socos, pontapés e golpes de madeira em briga generalizada na Saturnino de Brito Anterior

VÍDEOS: grupos se enfrentam a pedradas, socos, pontapés e golpes de madeira em briga generalizada na Saturnino de Brito

Detento é assassinado no Presídio Regional de Santa Maria Próximo

Detento é assassinado no Presídio Regional de Santa Maria

Polícia/Segurança